O Peru foi o primeiro país a ensaiar, com Victor Haya de La Torre, o sonho do socialismo. Seu partido – Aliança Popular Revolucionária Americana – fundado no México, em 1924,propunha ação internacional em toda a Indoamérica, ou seja, em todas as nações do continente, do México ao Chile, que ainda mantinham forte presença das populações autóctones da cordilheira. Haya de La Torre preferia ação mais moderada, enquanto seu companheiro de mocidade, o imenso autodidata Mariátegui, criava o Partido Comunista Peruano.
Nenhuma obra de ficção – com forte presença antropológica – foi mais poderosa na análise das contradições andinas do que a de José Maria Arguedas. Privilegiado por haver vivido na cordilheira e, durante algum tempo da infância, apenas com índios e mestiços, ele expõe, como nenhum outro autor latino-americano, o contraditório mundo dos altiplanos e encostas das grandes montanhas, com o conflito permanente entre a visão ameríndia da vida e aquela imposta pela cultura européia. Arguedas acrescenta à sua obra maior, Los Rios Profundos, novelas menores, mas nem por isso menos poderosas, sobretudo na denúncia do imperialismo norte-americano e do latifúndio, como Todas las sangres, e El zorro de arriba y el zorro de abajo, além de artigos jornalísticos e estudos de etnologia.
É este povo peruano que vai domingo às urnas. De um lado, o candidato de centro-esquerda, Ollanta Humala e, do outro, a filha do sanguinário, corrupto e entreguista Alberto Fujimori, que se encontra preso, condenado pela justiça de seu país. As últimas notícias diziam da inquietação do “mercado” (sempre os mesmos) com a possível vitória de Humala. Para os banqueiros e seus sequazes, o destino do país não importa. Não importa a democracia, com o estado de direito e a liberdade das pessoas, mas, sim, os lucros do capital financeiro.
Há uma semana, a vitória da filha de El Chino eram favas contadas. Diante do perigo de que Fujimori (como fazem os grandes narcotraficantes com seus negócios), viesse a governar o país a partir da prisão, e da possibilidade de que a filha conseguisse indultá-lo – houve uma súbita mobilização nacional. Pessoas sensatas, ainda que não de esquerda, como é o caso de Vargas Llosa, manifestaram-se a fim de evitar a tragédia política. Nas últimas horas, cresceu a esperança de que Humala vença o pleito.
O que é mais estranho na atualidade peruana é a atitude do atual presidente, Alan Garcia. Garcia herdou de Haya de La Torre o Partido Aprista Peruano, vindo da APRA, fundada por Haya de La Torre e que fora uma bandeira da unidade latino-americana sob um projeto de socialismo libertário.
A conversão de Garcia à direita, fenômeno muito comum entre os que se elegem pela esquerda e logo se entregam aos antigos adversários, faz, no caso do Peru, lembrar verso poderoso do maior poeta do país, o comunista César Vallejo, em poema escrito em 1937:
Acaba de pasar,
sin haber venido.
Este texto foi publicado também nos seguintes sites:
http://www.jb.com.br/jb-premium/noticias/2011/06/03/mauro-santayana-coisas-da-politica-40/
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/06/03/santayana-analisa-a-eleicao-do-peru/
http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2011/06/mauro-santayana-o-peru-na-encruzilhada.html
http://carcara-ivab.blogspot.com/2011/06/o-peru-na-encruzilhada.html
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/o-peru-na-encruzilhada
http://nogueirajr.blogspot.com/2011/06/o-peru-na-encruzilhada.html
http://www.dignow.org/post/o-peru-na-encruzilhada-2203289-93953.html
Um comentário:
Revolução Quilombolivariana! REQBRA
15 milhões de acessos reais
Viva Libia Muammar Kadafi!
e o verdadeiro povo brasileiro apóia e é solidaria a o grande líder libertador Muammar Kadafi na luta e soberania do povo líbio ao contrario da mídia e a elite dominante fascista e judaica sionista brasileira e mundial,que apóia e torce por Hordas imperialistas piratas predadores assassinos dos EUA e OTAN/NATO, querendo saquear o petróleo da Líbia e a Amazonas do Brasil. Reconolizar, explorarando todos povos do mundo.
Muammar Kadafi Brasil.leiros blogspot.com
MK.BRASIL.LEIROS@ BOL.COM.BR
Viva Zumbi! Viva Brasil Venceremos!
Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos!
Revolução Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi! Tupac Amaru! Benkos BiojoS! Negra Hipólita! Sepé Tiaraju Alicutan! Sabino! Elesbão! Luis Gama, Lima Barreto,Cosme Bento! José Leonardo Chirinos ! Antônio Ruiz,El Falucho! João Grande e Pajeú ,João Candido! Almirante Negro!! Viva Che! Viva Martin Luther King! Malcolm X! Viva Oswaldão Viva! Nelson Mandela Mohamad Ali!Viva! Luiz I.Lula da Silva!Dilma Rousseff! Hugo Chávez,Ollanta Humala! Cristina Kirchner!Evo Ayma! Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe) Robert Mugabe!Joaquim Chissano! Ben Belle! Patrice LumumbaAmilcar Cabral!K. Kamuzu Banda! Benjamin N. Azikiwé!Samora MachelTsiarana! Léopold S. Senghor! Abdou Diouf! Steve Biko!Jomo Kenyatta!Julius Nyerere!Joseph Kasavubu !Kwame Nkrumah! Benjamin N. Azikiwé! Gamal A.Nasser!Julius Nyerere!!Sekú Turé! Agostinho Neto! Taryk Ibn Ziyad! Sidi Omar Al-Mukhtar! Nehanda!Shaka! Nzingha!Madhi !SamorY Toure!Menelik! Mansa Mussa!Malik!
!Vivas! a União dos Povos Latinos afro-ameríndiosViva aos Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista (Seja um,uma) QUILOMBOLIVARIANO
QUILOMBONNQ@BOL.COM.BR
O maior blog de Chávez e Chavista das Américas
vivachavezviva.blogspot.com
Quilombolivariana!
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
Postar um comentário